data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Divulgação
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), maior instituição gaúcha, não vai realizar vestibular para ingresso no primeiro semestre desde ano. O Conselho Universitário (Consun) aprovou, nesta sexta-feira, a alteração nas formas de ingresso nos cursos de graduação para as 3.980 vagas anteriormente reservadas para o vestibular. Para isso, os candidatos poderão utilizar notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de vestibulares dos anos de 2017 a 2020.
Será utilizada a melhor nota entre todas as provas realizadas, após a ponderação para o curso escolhido. Para o segundo semestre deste ano, está prevista a realização do vestibular, caso futuramente as condições sanitárias permitam a realização da prova, com um prazo de publicação do edital para, no mínimo, cinco meses antes do início desse segundo semestre letivo.
Colégio cívico militar de Tupanciretã recebe inscrição de 464 alunos
A decisão do Consun leva em conta a situação emergencial e o caráter excepcional para a ocupação de vagas. As informações sobre inscrições na seleção serão publicadas em breve no site na instituição. Com o CPF do candidato inscrito, a UFRGS coletará as notas disponíveis e fará o recálculo para identificar o melhor conceito de cada candidato. No caso do Enem, seguirá o mesmo índice mínimo de 450 pontos nas provas objetivas e 500 na redação.
A seleção alternativa seria para 3.980 vagas (70% do total da instituição) - as outras 1.691 (30% restantes) serão destinadas, como de praxe, ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).